O Significado da Religião

O que significa da religião?

O Guia: Vocês confundem isso muito freqüentemente, e ficam ansiosos para se assegurar e aos outros de que não são “religiosos”,  acreditando erroneamente que isso significa seguir cega e dogmaticamente alguma seita.

Religião significa “de volta a Deus”, e todos desejam isso, sabendo ou não.  Na verdade, todo esse desejo insatisfeito no homem não passa do desejo de retornar a Deus, portanto “religião”.  Quanto mais o homem tem consciência desse desejo, mais pacifica e harmoniosamente se movem as correntes de sua alma. É claro que alguns podem achar esse caminho de volta a Deus entrando para uma seita—por que não, se as instruções recebidas lá ativam a força de sua alma e abrem a porta para o auto-conhecimento?

Isso é essencial, e muitos o encontram em algumas dessas seitas. Nesse caso, erros menores ou desvios de conceito não são importantes; na verdade, são apenas detalhes. Esses detalhes só se tornam importantes quando representam um empecilho, direto ou indireto, ao crescimento de uma pessoa. No entanto, isso depende em grande parte da pessoa.

Outros seres humanos podem não encontrar seu caminho de volta a Deus aderindo a uma seita. Para esses, é preciso indicar outro meio. Mas qualquer que ele seja, o homem precisa de ajuda exterior. Essa ajuda  constitui o material com o qual ele tem que construir sua própria casa.

Mas para todas as religiões, a volta para Deus é essencial. Deus é absoluto. Deus é a verdade; portanto a verdade por trás do erro humano também é absoluta. Cada um irá receber a parte da verdade que está apto a digerir e absorver de acordo com seu desenvolvimento. Muitos poderiam receber mais do que recebem, mas eles não querem receber porque são muito preguiçosos, ou por outros motivos, e assim eles não preenchem os requisitos. Mas para aquele que realmente bate na porta da verdade, ela se abrirá.

(Palestra do Guia Pathwork #5)

 

Próxima Página

Retornar Para o Indice

Leia as Palestras do Guia do Pathwork em Português
Leia as Palestras do Guia do Pathwork em Português
Leia todas as P&Rs em Inglês no site The Guide Speaks