Desenvolvimento das Qualidades Espirituais

Todas as pessoas têm o mesmo potencial para o desenvolvimento das qualidades espirituais da Razão, Vontade e Emoção?

O Guia: Não. Existem tipos básicos. Cada espírito, ao ser criado por Deus, era perfeito de uma maneira. Cada qual era uma personalidade claramente distinta por direito próprio. Eles possuíam diferentes talentos, predicados, características, ao tempo que eram perfeitos em uma determinada maneira. Todavia, não há desarmonia na distribuição das correntes.

O anjo mais elevado das forças ativas não é desarmônico na sua atividade, como um ser humano seria com uma corrente excessivamente ativa. Ele é apenas perfeito à sua própria maneira, um especialista na sua atividade, o que excluiria a possibilidade de uma ênfase exagerada e desarmônica. O mesmo se dá com os mais elevados representantes dos três aspectos que apresentei na Palestra do Guia Pathwork #43: Três Tipos Básicos de Personalidade: Razão, Vontade, Emoção.

A perfeição da personalidade racional seria um Anjo de sabedoria. A perfeição da personalidade emocional seria o Anjo do Amor. A perfeição da personalidade volitiva seria o Anjo da Coragem.

O que são bodhisattvas? 

O Guia: Essa palavra que vocês usam—nós temos termos diferentes—designa um tipo especial de ser no mundo divino. Todos os seres criados tinham, originalmente, um determinado aspecto divino particularmente desenvolvido, e a finalidade da criação era que cada ser complementasse a criação desenvolvendo outros aspectos, para que se atingisse a perfeição não apenas em um, mas em todos os aspectos.

É assim que esse poder de criação poderia ter sido usado por todos os seres, mas foi usado apenas pelos que não abusaram desse poder. Portanto, a perfeição absoluta existe apenas em Deus e em Cristo, em quem existe mais substância divina. A perfeição de todos os outros seres é relativa, mas poderia ter-se tornado total na co-criação.

Os chamados bodhisattvas são seres dotados de determinados aspectos da divindade, cada um representando um aspecto diferente. Esse aspecto é a força particular deles, com a qual eles contribuem para esse grande plano de salvação, de maneiras muito especiais e por diversos meios especiais. Mas até o plano ser concluído, os seres puros envidam esforços para ajudar com sua força particular, e somente depois o plano da criação será totalmente concluído, com o aperfeiçoamento de cada ser em todos os aspectos.

Atualmente apenas Cristo (com exceção de Deus, naturalmente), é perfeito em todos os aspectos, tem todos os talentos totalmente desenvolvidos. Todos os outros seres têm as características com que foram criados, e Deus deixou a cargo deles, a cargo de todos nós, continuar Sua criação desenvolvendo todas as características, aspectos, talentos, etc., até a perfeição.

Portanto, não é totalmente verdadeiro dizer que todos os seres criados já foram um dia completamente perfeitos, como é o Absoluto. Fomos perfeitos cada um à sua moda, e isso naturalmente é sempre relativo. Vocês podem ser perfeitos no âmbito do seu desenvolvimento atual, por exemplo, mas isso não significa que vocês sejam absolutamente perfeitos.

Alguém com um desenvolvimento muito menor que o de qualquer um de vocês aqui pode ser relativamente mais perfeito que alguns de vocês, de quem se poderia esperar mais. Assim, a perfeição é relativa enquanto o plano da criação não for consumado, com exceção de Deus e Cristo. E isso deve responder a sua pergunta, pois os seres que você mencionou são perfeitos apenas em alguns aspectos, enquanto Cristo é perfeito em todos.

Próximo tópico

Retornar Para o Indice

Leia as Palestras do Guia do Pathwork em Português
Leia as Palestras do Guia do Pathwork em Português
Leia todas as P&Rs em Inglês no site The Guide Speaks