A Celebração do Natal

Na Celebração do Natal, o que esses ícones significam: a história do nascimento de Cristo, as luzes, as decorações, a árvore e as canções?

Guia: É uma questão de atitude. Se você sintonizar o seu coração com o amor, a generosidade e a doação, então, a celebração do Natal é um período belo e significativo, pois, essas manifestações externas favorecem à expressão do amor, que por sua vez, promove a alegria; que promove o prazer; que promove a unidade entre as pessoas.

Mas se tudo isso que você citou for, como infelizmente tem sido muitas vezes, um frenesi comercial, então, o Natal perde a sua finalidade e, em vez de ser algo belo que promove a unidade, torna-se sem sentido e, muitas vezes, até mesmo desonesto. Eu repito, é o espírito que está por trás do Natal que motiva e determina tudo.

(Perguntas e Respostas #178)

 

A árvore de Natal é um símbolo da árvore da vida?

O Guia: Talvez você possa ver a árvore de natal como um símbolo que representa as muitíssimas velas que precisam ser acesas e permanecerem flamejantes no interior de cada um, a fim de trazer a consciência para o brilho eterno no nível externo da sua existência manifesta.

Cada reconhecimento, cada insight, cada admissão honesta, cada máscara parcial que cai, cada ruptura de uma defesa, cada passo de coragem e honestidade em que vocês assumem a responsabilidade por suas negatividades, é o acender de mais uma vela. Você traz luz para sua alma ao trazer a verdade para a sua escuridão.

Mas enquanto você projetar a sua escuridão para fora, a fim de não enfrentar suas próprias sombras, você não poderá acender essas velas interiores.

A grande iluminação de toda a “árvore”—a árvore da vida—é uma jornada contínua. E quanto mais velas estão sendo acesas, maiores se tornam a alegria e a glória. O mundo de Deus observa com grande alegria como muito mais desta glória e desta alegria vocês, meus caríssimos amigos, estão sendo capazes de ativar e sustentar cada vez mais!

Talvez vocês todos possam começar, neste momento específico, a dar o passo mental para se abrirem para a possibilidade de que há amor e compreensão aonde, agora, vocês odeiam e julgam. Compreendam que no seu ódio vocês estão na escuridão.

E na negação do ódio, vocês estão em uma escuridão muito mais desolada, muito mais distante da luz. Então, vocês ficam desesperançados porque vocês não sabem mais aonde estão. Entretanto, passo a passo, vocês encontram seu caminho de volta. Admitam seu ódio e não estarão mais em tão grande escuridão.

Uma vela estará sendo acesa quando acontece esta confissão verdadeira. E quando vocês aceitam a egocentricidade infantil dentro de vocês, outra vela se acende. Pois, ao aceitar essa criança interior ferida e imatura, ela pode crescer.

Apenas na aceitação da egocentricidade infantil vocês podem encontrar o nascimento do Cristo interno, da consciência eterna que contem tudo o que há.  A verdadeira força, a verdadeira criatividade, o verdadeiro amor, a verdadeira segurança, são velas incandescentes que surgem da honestidade, da coragem, da verdade e da fé que vocês cultivam, pouco a pouco.

São luzes que fazem com que vocês superem o medo de seguir pelo caminho; de atravessar o pavor e de acreditar na possibilidade de que o abismo é uma ilusão. Há apenas túneis, muitos túneis a atravessar. Atravessar os túneis traz mais luz, até que finalmente, como no símbolo da árvore de Natal, as luzes convergem até um único ponto.

Este ponto é o Tudo. O núcleo criativo a partir do qual vocês podem conceber a vida, as circunstâncias, o amor e a preciosa satisfação. Quando vocês não negam e se se afastam mais da escuridão dentro de vocês, a esperança real irá crescer aonde agora parece não haver esperança.

Ao compreender esses elementos essenciais, positivos, originais, vocês irão encontrar novas forças e ímpeto para atravessar pequenose grandes túneis em seu caminho, e acender mais e mais velas.

(Palestra do Guia Pathwork #219, Natal de 1973)

 

Próxima Página

Retornar Para o Indice

Leia as Palestras do Guia do Pathwork em Português
Leia as Palestras do Guia do Pathwork em Português
Leia todas as P&Rs em Inglês no site The Guide Speaks